Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Acessos -
Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/jornalpr/public_html/Connections/dbgeral_gersite.php on line 5
162740


Clique aqui para acessar


FACEBOOK

*JORGE DA SILVA SILVA
http://www.facebook.com/PrJorgeSilva

*MÁRIKA SOARES COSTA
http://www.facebook.com/MARIKASOARESCOSTA


Clique aqui e confira as fotos



CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS



CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS


Clique aqui e confira as fotos


Clique aqui e confira as fotos


Clique aqui e confira as fotos


Clique aqui e confira as fotos


Clique aqui e confira as fotos

Clique aqui e confira as fotos


Clique aqui e confira as fotos


 

Bom Dia! Hoje é: 13/12/2018
Artigos

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/jornalpr/public_html/Connections/dbgeral_gersite.php on line 5
Título: Os principais motivos pelos quais Deus enviou Amós a profetizar contra a nação de Israel.

Amós (Forte) 5:4 Porque assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me (Esforcem-se por me encontrar, procurem-me e me encontrem) e vivei (e sejam livres do julgamento futuro).

Introdução: Quem foi Amós (significado: Forte/ carregador de fardos)?

1.Um dos 12 profetas “menores”./Nasceu em Tecoa  (10Km ao sul de Belém, em Judá), se casado, não sabemos.

2.Sua profissão: Boieiro (guardador ou condutor de) e cultivador de sicômoros (Migrava para Efraim).

3.Profetizou entre (786-746 a.C.) Antes do cativeiro Assírio.

4.Nos dias do rei Uzias (Judá) e Jeroboão II (Israel).

5.Profetizou para 08 nações, inclusive Judá e Israel a pior delas.

6.Contemporâneo de: Jonas e Oséias (que profetizou depois dele).

7.Teve a sua vida marcada por: Visões de destruição e aniquilamento da nação de Israel (isto, num período em que estavam vivendo em grande prosperidade, e se dizendo sob a total proteção de Deus).

8.Amós era um leigo, não teve treinamento teológico, não pertencia à escola de profetas, e recusou-se ser chamado profeta, admitiu ter sido impelido por Deus para esta missão.   

9.Embora fosse um leigo, Amós apresentou um elevado conhecimento de Deus, (Ver diferenças: Deísmo X Teísmo). Para ele: 1. Deus é o criador e o sustentador da sua criação (4:13), /2. Deus julga e castiga o pecado sob a forma da fome (4:6-11), ou confere a abundância de víveres; / 3. Deus controla o destino dos povos./4. Deus é o Juiz e determinador das Leis morais, considerando os homens responsáveis por seus atos.

10.Depois de ter profetizado contra Israel, foi acusado de conspiração contra o rei Jeroboão II, e ameaçado por Amazias, e convidado a fugir de Betel (Onde estava localizado o templo do reino norte) para Judá.

11.Voltando para sua terra escreveu os seus oráculos, afim de enviá-los a Jeroboão II (pesquise sobre este rei), e registrá-los como a palavra do Senhor.

 

Título: Os principais motivos pelos quais Deus enviou Amós a profetizar contra a nação de Israel.

 Tema: 1. Por que será que Deus enviou Amós a nação de Israel? 2. Será que não são pelos mesmos motivos que Deus continua enviando seus servos por este mundo? Ou seja, desejava a “restauração” daqueles homens.

 1º motivo: Porque não estavam sabendo aproveitar o tempo da prosperidade concedido por Deus.

a) Havia naqueles dias prosperidade material, ausência de perigo, vida fácil.

•Estes são dois grandes testes para a vida de um homem ou de uma nação: pobreza e riqueza.

•Sabendo destes perigos, o escritor de provérbios nos ensina com sua oração:

Pv 30:7 Duas coisas te pedi; não me negues, antes que morra: Pv 30:8 afasta de mim a vaidade (desejo imoderado de atrair atenção, ou amar coisa fútil, insignificante, frívola, sem valor duradouro) e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada; Pv 30:9 para que, porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecendo, venha a furtar (dando mau testemunho) e lance mão do nome de Deus.

B) Grandes períodos de prosperidade podem levar nações a níveis muito altos de corrupção política, social, moral e religiosa.

Da mesma forma: As nações ricas atuais estão sofrendo desta mesma doença chamada corrupção.

c)A prosperidade pessoal também pode levar muita gente a adotar para si um modo de vida mundano: 1Jo 2:15.../Rm 12:1/Tg 4:4 – aquele que quiser ser amigo...

 
2º motivo: Porque os prósperos da nação, não estavam sabendo dar o devido valor ao ser humano, só porque estes eram pobres ou estavam endividados.

Am 2:6 (b) porque vendem o justo por dinheiro (era escravidão / existem diversas formas atuais e modernas) e o necessitado por um par de sapatos (A vida dos pobres não tinha valor). 

Am 2:7 (a) Suspirando pelo pó da terra sobre a cabeça dos pobres, eles pervertem (tornam difícil) o caminho dos mansos (aflitos);

Am 2:8 E se deitam junto a qualquer altar sobre roupas empenhadas (Falta de piedade c/ o pobre / Ex 22:26-27).

Amós 5:12 Porque sei que são muitas as vossas transgressões e enormes os vossos pecados; afligis o justo, tomais resgate (aceitam suborno, vendendo-se) e rejeitais os necessitados na porta (Era insensibilidade, falta de compaixão) em {Am 6:3-6 Vemos que pobres passavam fome e ninguém se importava com isto}.

•Da mesma forma: No mundo hoje cerca de 840 milhões de pessoas passam fome.

a) Por causa das atitudes das mulheres daquela sociedade:

 Am 4:1 Ouvi esta palavra, vós, vacas de Basã (vacas gordas, da vasta planície situada ao leste do Jordão), que estais no Monte de Samaria que oprimis os pobres, que quebrantais os necessitados (Por falta de humanitarismo, de filantropia), que dizeis a seus senhores: Daí cá, e bebamos. (Tais mulheres influenciavam perigosamente seus maridos, fazendo-os pecar. Ex. Jezabel).

Tais colocações nos levam a uma reflexão sobre o papel da mulher (tão femininamente sensíveis) na sociedade atual no que diz respeito às questões humanitárias: Quais são as principais preocupações das mulheres e esposas dos nossos dias? Será que se preocupam com os pobres?

b) De que forma as mulheres sofreriam o castigo?

Am 4:2 Jurou o Senhor JEOVÁ, pela sua santidade, que dias estão para vir sobre vós, em que vos levarão com anzóis e a vossos descendentes com anzóis de pesca. (Era costume Assírio era levar seus cativos fisgados por anzóis nos lábios ou pelo nariz).

Am 4:3 E saireis pelas brechas, uma após outra (Sairiam enfileiradas p/ o cativeiro), e vos lançareis para Hermom, disse o SENHOR.

c) Jesus nos alertou sobre a sempre presença dos pobres, e sobre o dever de nos preocuparmos com eles: Mt 26:11 Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre.

Lembrete para vida da igreja: “A igreja na face da terra não deve esperar que só os programas sociais alcancem os pobres”.

Deus sempre demonstrou preocupação com os pobres em sua lei no A. T:

•Proibiu a cobrança de juros nos empréstimos feitos aos pobres (Êx 22:25)

•O penhor oferecido pelo pobre deveria ser devolvido antes do pôr-do-sol.

•O salário do trabalhador pobre deveria ser pago no mesmo dia. (Dt 24.15-14)

•Durante a colheita o que caísse no chão era dos pobres. (Lv 19:10).

•Os cantos das searas de trigo eram deixados para os pobres colherem para si. (Lv 19:9).

•A cada sete anos todas as dívidas dos pobres eram canceladas (Dt 15:1-6).

•No ano do Jubileu, as propriedades retornavam as famílias que tiveram de vendê-las por dificuldades. (Lv 25:8-25)

•No N.T a preocupação é reiterada e especificada:

•Gl 6:10 (RC) Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

d) Aqui Amós nos ensina uma lição: “Nossa fé não deve ser apenas teórica mais prática”: Tg 2:26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

 

3º motivo: Porque a corrupção era tão grande que havia alcançado meios judiciais (tornaram-se meios injustos).

Am 5:7 Vós que converteis o juízo em alosna (bebida amarga e tóxica) e deitais por terra a justiça,

a) Da mesma forma: Será que não têm acontecido isto no mundo todo?

Atualidades: No nosso país, depois de muito ouvirmos falar de corrupção no poder executivo, e depois no judiciário, agora a nação está estarrecida, porque até mesmo o poder legislativo tem sido afetado grandemente pela corrupção. Que Deus tenha misericórdia desta nação!

b) Aqueles eram dias como os de hoje, caracterizados por extrema corrupção, e exigia-se muita prudência: Am 5:13 Portanto, o que for prudente (crente) guardará silêncio naquele tempo, porque o tempo será mau.

•Leia: Ef 5:15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 16  remindo o tempo, porquanto os dias são maus.

Da mesma forma hoje: Do crente é exigido prudência nestes dias maus, pois nunca sabemos como a nossa causa será julgada.

• Sl 56:5 Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal.

 

4º motivo. Porque aquela nação tinha dado lugar a uma total  imoralidade sexual (Os bons costumes haviam  sido deixados de lado).  

Am 2:7 (b) um homem e seu pai coabitam com a mesma jovem (Não era incesto, mas prostituição, e cultual) e, assim, profanam (desrespeitam) o meu santo nome.

Da mesma forma hoje: E muito mais que em Sodoma e Gomorra, as nações têm se entregado a uma imoralidade generalizada. (Meios usados: Internet, revistas, programas debates, filmes, nas novelas apologia ao homossexualismo, reportagens parciais e influenciadoras).

a)A bíblia faz uma perigosa advertência aos que vivem na imoralidade:

1Co 6:10 Não erreis: nem os devassos (libertinos, imorais, sensuais, que buscam os prazeres mundanos), nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.

Mas, esta não é última palavra de Deus para os perdidos, existe solução para os que vivem na imoralidade: Arrependam-se!

Paulo escrevendo a igreja de Corinto: 1Co 6:11 E é o que alguns têm sido, mas (agora) haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.

 

5º motivo. A idolatria (Baal?) havia tomado conta daquela nação: Am 2:8 E se deitam junto a qualquer altar.

a)O que é idolatria? É tudo aquilo que toma o lugar de Deus em nossa vida.

1Co 10:14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

Da mesma forma: O mundo hoje vive mergulhado nas Idolatrias modernas: Autolatria: adoração de si próprio (culto ao físico de maneira geral), A moderna fabricação dos ídolos (Os de carne e osso são fabricados, apresentados e cultuados todos os dias pela mídia, depois explorados, vendidos, adorados, e muitas vezes queimados, devassados, expostos e destruídos pela própria fábrica que os criou). O moderno culto aos animais, etc. (Nunca o mundo viveu em meio tanta idolatria, e atribuo isso aos meios de comunicação).
    

 

6º motivo. Aquela nação estava mergulhada de tal forma no alcoolismo, que o álcool já havia atingido os jovens nazireus.

Am 2:11  E dentre vossos filhos levantei profetas e dentre os vossos jovens, nazireus. Não é isso assim, filhos de Israel? Diz o SENHOR. Am 11:12  Mas vós aos nazireus destes vinho a beber.

Da mesma forma: O mundo está entregue as drogas “lícitas” ou ilícitas, e é triste admitir, mais muitos dos nazireus Deus hoje (Varões e Jovens em geral) têm quebrado o voto do seu nazireado. 

a)A bíblia adverte contra o perigo de todas as drogas?

Pv 23:29 Para quem são os ais (gritos de dor)? Para quem, os pesares? Para quem, as pelejas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? 30  Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. 31  Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. 32  No seu fim, morderá como a cobra e, como o basílisco, picará. 33  Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. 34  E serás como o que dorme no meio do mar e como o que dorme no topo do mastro (perda do senso de perigo) 35 e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; (Anestesia física e espiritual) quando virei a despertar? (dormente) Ainda tornarei a buscá-la outra vez. (preciso de mais um gole! Preciso alimentar o meu vício).

b) O conselho bíblico é: Ef 5:18  E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.

 

7º motivo. Porque os profetas daquela nação (os locais) haviam sido coagidos para que se calassem, e então, a nação não tivesse que ouvir a repreensão de Deus.

Am 2:12 e aos profetas ordenastes, dizendo: Não profetizeis.

•“Muitas vezes é mais fácil tentar calar um homem de Deus, do que ouvir a mensagem que Deus pôs na sua boca”. (Ex. Herodias não suportou a mensagem de João Batista).

Com Amós não foi diferente:

a) Logo foi acusado de conspiração:

Am 7:10 Então, Amazias, o sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: Amós tem conspirado contra ti, no meio da casa de Israel (Por falar a verdade foi tido por conspirador); a terra (Jeroboão II e Amazias: O seu reino pecaminoso e o seu  falso ministério sacerdotal) não poderá sofrer todas as suas palavras. Am 7:11 Porque assim diz Amós: Jeroboão morrerá à espada, e Israel certamente será levado para fora da sua terra em cativeiro.

b) Foi ameaçado e convidado a se retirar daquele reino:

Am 7:12 Depois, Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, foge para a terra de Judá (Há perigo aqui para os homens de Deus!), e ali come o pão, e ali profetiza; Am 7:13 mas, em Betel, daqui por diante, não profetizarás mais, porque é o santuário do rei e a casa do reino.

Não devemos desprezar o valor das profecias: Pv 29:18 Não havendo profecia {ou seja, pregações (ou profecia como dom) que levem o povo a desejarem ter moral ilibada e atitude religiosa digna da fé abraçada}, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.

Da mesma forma hoje: a verdade está sendo detida pelo maligno: Rm 1:18  Porque do céu se manifesta à ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça;

Nosso consolo: “Naquele tempo Amós foi convidado a se retirar daquela terra por um sacerdote pagão, mas em breve será a igreja que será convidada a deixar esta terra para estar com o Senhor nos ares. (1Ts 4:17)”.

•1Ts 4:16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; 1Ts 4:17  depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

 

8º motivo. Porque estavam pensando que seria o bastante para Deus: demonstrar religiosidade, praticar ritos religiosos, observar festividades, oferecer sacrifícios e ofertas, mas isto tudo, sem o coração estar voltado para Deus.

Am 5:21 Aborreço, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me dão nenhum prazer. Am 5:22  E, ainda que me ofereçais holocaustos e ofertas de manjares, não me agradarei delas, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Am 5:23  Afasta de mim o estrépito (estrondo, barulho forte) dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias dos teus instrumentos.

•O desejo de Deus sempre foi:

Am 5:24  Corra, porém, o juízo (julgamento conforme os princípios divinos) como as águas (abundantemente), e a justiça (retidão), como o ribeiro impetuoso (abundantemente, porém com força).

Parafraseando: “Nada substitui uma vida de moralidade e piedade diante de Deus (respeito às coisas de Deus)”.

Da mesma forma: O mundo está vivendo apoiado em religiões, mas os corações estão longe de Deus.
Conclusão:

a)A mensagem de Amós foi de arrependimento: Amós 5:4 Porque assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me (Esforcem-se por me encontrar, procurem-me e me encontrem) e vivei (e sejam livres do julgamento futuro).

• Ao contrário do ninivitas, a nação de Israel não se arrependeu (e o cativeiro veio para o norte no ano de 722 a.C. e em 597 a.C. para Judá).

b)Da mesma forma hoje: o mundo está ouvindo a mensagem de Deus a respeito de um tempo julgamento terrível, que o próprio Amós disse estarem desejando os israelitas, isto por não saberem que dia seria este (Am 5:18 trevas e não de luz).

c)Da mesma for hoje: Deus está enviando sua mensagem, e espera que as pessoas deste mundo se arrependam (e sejam restaurados), e aceitem Jesus com salvador, antes que venha este dia de julgamento para o mundo e para as vidas em particular.

Goiânia, 16/11/07.

 

AUTOR: PR. GETÚLIO VICTOY. 

Pr. Auxiliar na A.D. sede de Campinas.

e-mail: pr.getuliovictoy@hotmail.com

Retornar 
Copyright @ 2008 - Todos os direitos reservados.