Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Acessos -
Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/jornalpr/public_html/Connections/dbgeral_gersite.php on line 5
161934


Clique aqui para acessar


FACEBOOK

*JORGE DA SILVA SILVA
http://www.facebook.com/PrJorgeSilva

*MÁRIKA SOARES COSTA
http://www.facebook.com/MARIKASOARESCOSTA


Clique aqui e confira as fotos



CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS



CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS


Clique aqui e confira as fotos


Clique aqui e confira as fotos


Clique aqui e confira as fotos


Clique aqui e confira as fotos


Clique aqui e confira as fotos

Clique aqui e confira as fotos


Clique aqui e confira as fotos


 

Boa Tarde! Hoje é: 23/10/2018
Artigos

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/jornalpr/public_html/Connections/dbgeral_gersite.php on line 5

MUDE SUA VIDA

Foto: Evaldo Godoy
É possível que você não esteja satisfeito com as circunstâncias em que está vivendo. Isso pode ocorrer em relação à saúde, às finanças, ao trabalho ou a alguma outra área. Você vive em um lugar desagradável e não sente disposição para enfrentá-lo diariamente.
            A Bíblia mostra como é possível mudar para melhor as circunstâncias que o rodeiam.
VAMOS OBSERVAR A VIDA DE QUATRO JOVENS NO ANTIGO TESTAMENTO.
No ano 605 Nabucodonosor invadiu Jerusalém levando mais ou menos treis mil cativos entre os quais quatro jovens da linhagem dos nobres eram eles Daniel,Hananias, Misael e Azarias. Daí se conclui, antes de mais nada,que eles eram escravos;haviam deixado para trás todas as ligações e influências religiosas, além dos entes queridos e os pais,provavelmente mortos. Quando chegaram à Babilônia, verificaram que não teriam uma vida normal, pois tinham sido feitos eunucos. Esta é de fato uma situação terrível! Culminando tudo isso, seus nomes foram mudados de Daniel,Hananias,Misael e Azarias. Para Beltessazar,Sadraque,Mesaque e Abede-nego. “A”, no final de um nome,significa: “que vem de Jeová(Jeovah)”, ou seja, “o revelador”. “EL”, também no fim de um nome, significa” que vem de Elohim(Hananiah) e Azarias (Azariah) são provenientes do nome Jeová; Misael e Daniel, de Elohim.
Examinemos os significados desses nomes. Hananias significa “favorecido de Deus”. A Azarias, que significa “Jeová auxilia”, lhe foi dado o nome de Abede-nego, que quer dizer “servo da claridade”. Esse era o nome de um dos seus ídolos. Misael, que significa “semelhante a Deus”, foi mudado para Mesaque, cujo sentido é “águas tranqüilas”. Daniel quer dizer aquele quem Deus julga. Se seu nome foi mudado para Beltessazar “alguém que Bel favorece”. Bel era o ídolo favorito de Nabucodonosor, o rei da Babilônia.
Por que os nomes originais foram mudados? Para transformar a natureza de seus possuidores. Os babilônios não só mudaram seu ambiente,transformaram-nos fisicamente, como fizeram o possível para alterar sua natureza. Eles não aceitavam que os moços tivessem nome de sentido espiritual, porque lhes lembraria o Deus a quem tinham amado e servido. A intenção dos babilônios era afastar a atenção deles do seu Deus e fixá-la nos ídolos.
Vemos esses moços na pior situação possível – os babilônios alterando tudo quanto podiam em sua vida, inclusive tentando induzi-los a trocar seu Deus. Mas a luz é maior do que as trevas. Sendo assim, não importa quão negra possa ser a situação em que você se encontre;se você agir como agiram esses jovens servos de Deus, as circunstâncias não o mudarão; você é que as transfomará. Se não fizer isso, elas o mudarão. Não há meio-termo.
Algumas vezes dizemos: “Não vou ser preto nem branco; vou permanecer no meio. Não sou obrigado a ser uma testemunha corajosa,falar acerca de Jesus. Nem ser um pecador e agir como pecador. Ficarei no meio da estrada”. Se você ficar no meio da estrada será atropelado e machucado; você não pode permanecer ali. Ou você está ao lado de Deus, seguindo seu caminho, ou está nas trevas. Você não encontra na Bíblia nenhuma referência a meia-luz. Ela mostra ou luz, ou trevas ou crente ou não crente, ou salvo ou não salvo.
Creio que os cristãos devem cultivar o desejo espiritual de mudar suas circunstancias. O primeiro passo é fazer o que Daniel e seus amigos fizeram; esse foi o começo da mudança. “Resolveu Daniel firmemente...”(Dn:1:8 ). Eles decidiram em seu coração que não seriam mudados pelas circunstâncias. Resolveram servir a Deus sem se importar com o que acontecesse.
Você  nunca toma uma decisão sem buscar a oportunidade de exprimir o que propôs no coração. Você já disse alguma vez “Este é o caminho que seguirei”, e se encontrou no dia seguinte diante da oportunidade de mostrar esse caminho?
 A Bíblia nos diz que imediatamente Deus fez alguma coisa muito especial em favor de Daniel e seus amigos. Mudar as circunstâncias envolve mais do que esforço pessoal. Você propõe em seu coração, então Deus começa a operar o sobrenatural. Ele não age até que intimamente você tenha proposto.
Deus colocou Daniel e os três jovens hebreus numa posição simpática aos olhos do chefe dos eunucos. Esse é um ato de Deus. Quando você propõe em seu coração, ele começa a endireitar-lhe as coisas! Deus proporcionou-lhes favor e estima perante o homem babilônico. Por que haveria um babilônio de amar um grupo de judeus? Para ele, eles eram escravos,não passavam de escória. Contudo Deus os favoreceu. Você sabia que Deus pode despertar em seu coração simpatia para com as pessoas não salvas?
Para experimentar tal sentimento você não precisa comprometer-se! Acaso já ouviu alguém dizer: “se você foi igual aos outros, será que gostarão de você”? Esta é uma mentira do diabo! Se você for igual a Deus, eles gostarão mais ainda de você. Se propuser em seu coração, eles o estimarão mais. Proponha em seu coração, e Deus agirá sobre outras pessoas, que o favorecerão. Mesmo as coisas mais simples, desejadas por você, virão a ser suas! Você desfrutará de tal simpatia por parte delas, que os que o rodeiam ficarão pasmos.
Ao proporem Daniel e seus amigos em seu coração, disseram: “Nós não podemos comer o alimento que você está servindo aos outros homens no aprendizado”. Desconheço o que havia de errado com o alimento. Pode ser que fosse carne de porco, e as leis dietéticas judaicas não permitem nem mesmo prová-la. Ou quem sabe bebidas alcoólicas tivessem relação com sua decisão- de não beberem vinho ou se embriagarem, entrosando-se dessa maneira com a multidão.
Existe hoje, em nossos colégios e universidades, o hábito disseminado do álcool. Estudante, você deve propor em seu coração que não precisa ser alcoólatra para ser popular. Depois de tomar essa decisão, é importante que a torne pública, ao ser-lhe oferecido um drinque. Diga não. Eu não bebo. Seja corajoso e afirme: “Eu não bebo porque sou crente em Jesus Cristo”.
Aqueles moços explicaram: “Nós não queremos comer o alimento, mas também não desejamos criar dificuldades para o chefe dos eunucos. Gostamos dele; ele é nosso amigo. Apesar submeta-nos a uma experiência: alimente-nos com a comida de nossa preferência durante dez dias, e se não parecermos mais saudáveis do que os outros, então aceitaremos sua comida”.
Comeram pois legumes, uma mistura de vegetais e lentilhas; no fim dos dez dias pareciam mais saudáveis do que os que seguiram a outra dieta. Note isto; depois de haverem proposto em seu coração, começaram a agir firmados em sua fé. Eles desfrutavam da consideração do chefe dos eunucos. Como resultado de tudo isso, tinham melhor saúde! Você sabe que o fato de seguir Jesus lhe trará como benefício melhor saúde? Você será fisicamente mais forte quando em seu coração propuser servi-lo. Quem quer perder os miolos, arrebentá-los com drogas? Quem quer arruinar o fígado antes dos 27 anos? Estas são coisas que usualmente acontecem, mas se você propuser em seu coração,não se contaminar terá uma vida mais saudável.
Depois de tudo isso, Deus fez algo mais por esses moços hebreus. Deu-lhes conhecimento e capacidade de interpretação de sonhos, e eles se tornaram dez vezes mais sábios do que alguém que o rei conhecia. Eu creio que Deus pode torná-lo dez vezes mais sábio do que os outros em sua cidade – caso você seja dez vezes melhor no seu trabalho do que qualquer pessoa. Por que não? Penso que deveríamos proclamar sempre que somos os melhores, porque quando propomos no coração servi-lo, ele nos eleva de maneira sobrenatural.
Você pode dizer: “Eu não sou tão inteligente assim, Godoy”. Não creio que eles fossem tão inteligentes; Deus é que lhes avivou a inteligência.
No segundo capítulo de Daniel, Nabucodonosor teve um sonho. Seu nome significa “o vaso de barro é preservado”. Posteriormente verificaremos que ele era um louco. O vaso de barro pode ter sido preservado até este ponto, mas depois foi lançado fora. Ele teve um sonho tão singular, tão fora do comum, que quando despertou não conseguia lembrar-se dele; além do mais, estava perturbado em razão do seu conteúdo. No livro de Jó :33.14-16 “...Deus fala de um modo,sim de dois modos,mas o hoem não atenta para isso. Em sonho ou em visão de noite,quando cai sono profundo sobre os homens, quando adormecem na cama, então lhes abre os ouvidos, e lhes sela a sua instrução(...)”
Por que lhes falou ele em sonhos? Por que não o ouviram quando estavam despertos. Esta descoberta me encorajou. Nabucodonosor não ouviria enquanto estivesse acordado;mas Deus poderia comunicar-se com ele à noite. Você pode notar que Deus usou este método muitas vezes para falar a reis pagão. Eles não o ouviram através dos seus profetas;por isso lhes falou em sonhos, conseguindo assim sua atenção. Se você não está tendo muitos sonhos espirituais, talvez a razão seja que Deus espera despertar sua atenção sem um sonho sequer.
Quando Nabucodonosor não conseguiu lembrar-se do sonho, chamou seus homens sábios e lhe disse: “Contai-me o meu sonho! Rápido! Contai-me o meu sonho!” Eles responderam: “Contar o teu sonho? Está pedindo algo que não podemos fazer. Conta-nos primeiro teu sonho, e te daremos a interpretação; mas não podemos contar-te o sonho”. Não, não, não argumentou ele. Tenho estado vos alimentando e vestindo e educando e já despendi muito dinheiro convosco. Deveríeis ser capazes de contar-me o meu sonho. Eles insistiram: “Nó não podemos fazer isso”. Então Nabucodonosor decidiu matar todos os homens sábios. Tal notícia chegou a Daniel, e ele pediu> “Esperem! Digam-lhe que por enquanto não nos mate. Nós vamos passar esta noite em ração”. Nessa noite Deus revelou o sonho a Daniel.
Observe a conduta espiritual deles. Orar compensa. Porque propuseram em seu coração, tomaram a decisão de não se comprometer, confessaram que Deus é real e agiram baseados em sua decisão, mostraram-se mais saudáveis, receberam favores, mostraram-se inteligentes e Deus lhes revelou o sonho do rei. Então Daniel contou a Nabucodonosor o seu sonho, bem como sua interpretação. Agora vejamos o que lhe aconteceu. Nabucodonosor fez uma impressionante declaração depois que ele revelou o sonho e sua interpretação. Ele estava completamente mudado. “Disse o rei a Daniel: Certamente vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios,pois pudeste revelar este mistério”(Dn:2.47). Aquele homem tivera uma revelação da trindade, e ainda não pertencia ao Reino! Ele afirmou: “Ele é o Deus de deuses”(esse é o pai); ele é “o Senhor dos reis”(Jesus é o Rei dos reis);e “revelador de mistérios”(o Espírito Santo)”. Daniel e seus amigos não estavam somente mudando as circunstancias, como estavam a ponto de mudar o rei.  (Dn:2.49) a pedido de Damiel, constituiu o rei a Sadraque, Mesaque e Abede-nego sobre os negócios da província de Babilônia; Daniel, porém, permaneceu na corte do rei”.
Veja o que acontece quando você peopõe em seu coração sevir a Deus e não transige: Deus faz de você a cabeça e não a cauda. Estes três jovens hebreus foram colocados em posição que muitos babilônios almejariam alcançar. E eles eram apenas escravos! Deus pode transformar em líderes escravos que lhe são devotados. O bserve que Daniel se assentou na corte do rei. Isso quer dizer que ele era um dos anciãos da cidade que tinham a seu cargo as maiores decisões judiciais! Ele se tornara um dos homens de maior importância junto ao rei. Você dirá: Mas Godoy, ele era um jovem eunuco e escravo judeu! Sim, mas era dedicado a Deus, e propôs em seu coração. Da mesma forma Deus o fará prevalecer, quando assim você proceder. Agora eles ocupavam elevadas posições. E você pode estar certo de que o diabo estava pronto a testá-los. Não pretendo iludi-lo, levando-o a pensar que é fácil viver uma vida que não transige com o diabo- alguém que faz pé firme e diz: É aqui que vou ficar, e ponto final. O diabo fará tudo para arrancá-lo de sua posição.
Em Daniel,3 Nabucodonosor, que era um homem ímpio,levantou um grande ídolo no campo. Em certo lugar desde capítulo se diz que ele mesmo o fez; mas eu duvido que o houvesse feito sozinho, visto ser demasiado grande! E era todo em ouro. Quanto a isto, lembramos que a Babilônia era nação mais rica do mundo naquele tempo. Esse não o único ídolo a que Nabucodonosor serviu. A o levantá-lo, declarou: Eu quero que todos os líderes de todas as nações que conquistei venham, em certa ocasião, e se prostem diante deste alto ídolo, no momento em que faço instrumentos musicais soarem. Por que ágio assim? Ele tinha muitos ídolos. As nações que conquistara possuíam também muitos. Ele estava tentando implantar uma religião mundial.
Por isso disse: Está tudo certo se vocês tem esses outros ídolos, mas uma vez no ano vocês devem vir à Babilônia e adorar este ídolo de ouro na planície de Dura. E, por precaução, caso haja alguns rebeldes na multidão, quero que fiquem sabendo que se não se prostrarem tenho uma fornalha na qual os lançarei. Isso talvez bastasse para controlar os rebeldis, mas Sadraque, Mesaque e Abede-Nego haviam decidido algo muito importante, registrado no primeiro capítulo de Daniel: eles propuseram em seu coração. É importante que você proponha em seu coração. Uma vez tomada a decisão, é fundamental que declare: Nada me afastará dela.
Era tido como certo que todos se prostrariam diante do ídolo, mas Sadraque, Mesaque e Abedi-Nego não o fariam. Nabucodonosor recebeu as noticias, e os que lhe falaram disseram: ALGUNS dos judeus não se prostraram. Nem todos os judeus se prostrariam, mas hoje há alguns cristão que se prostrarão e transigirão; estes serão os derrotados.
Mas alguns garantiram: Não, nós não nos prostraremos. Por que foram capazes disso? Por que desde o dia em que chegaram, propuseram em seu coração. Por isso foram levados a Nabucodonosor. Este ficou realmente zangado com eles. Eles governavam algumas das províncias do rei, pertenciam à lideranças, e estavam dando mau exemplo.
Disse Nabucodonosor: Vocês ainda não perceberam que, se não se prostrarem, eu os lançarei na fornalha de fogo? Os três moços hebreus responderam: Sim, sabemos disso, mas nosso Deus é capaz de livrar-nos da fornalha ardente, bem como da sua mão.
Deus tem dois modos de livrá-lo em tempo de prova e de tentação: ou evitando que entre nelas (o que prefiro), ou tirando-o delas (o que me agrada menos). Penso comigo: Senhor, não me deixes sequer entrar! Retira-me antes mesmo que comecem. Entretanto, algumas vezes você tem que entrar direto no meio da prova e da tentação. É como se Deus o livrasse no derradeiro instante. Contudo, é importante que você proponha em seu coração que se ele o livrar ou regatar de tais situações, apesar de tudo e contra tudo você não servirá ao diabo. Se tenho de passar por elas, mesmo que todos me odeiam, me chamam de bronco e pateta, mesmo assim continuo propondo em meu coração. Se todos fazem troça de você, e  lhe atiram pedras, você ainda propõe em seu coração.
Bem, Deus não livrou da prova os três amigos de Daniel; pelo contrario, depois de serem amarrados com cordas eles foram lançados na fornalha. Ela estava tão quente que os homens que os atiraram morreram queimados. Portanto, não há explicação possível para que aqueles três homens não houvessem também morrido queimados. Mas algumas coisas aconteceu. A Bíblia diz que quando eles caíram na fornalha, o rei podia vê-los lá dentro. Como isso pode acontecer eu não cei. Aquela fornalha ardente devia estar bem funda na terra, como um poço; inclusive ele deve ter podido olhar para baixo, entre as chamas. Quando olhou, viu quatro homens em vez, de três. Disse então: O quarto tem uma aparência diferente. Ele tem a semelhança do filho de Deus. Se você tem de entrar no fogo,alguém mais estará com você. JESUS estará ali!
Mas aconteceu algo mais, muito estranho. A Bíblia diz que quando eles foram lançados eles estavam amarrados. Entretanto, em Daniel:3.25, constatamos que as cordas estavam desatadas e eles andavam de um lado a outro no meio do fogo. Os babilônios ficaram tão espantados que disseram: Nem mesmo o fogo tem poder sobre eles. (Dn:3.27).
Este é o melhor versículo na historia inteira! Deus pode colocá-los numa posição tal que o fogo não o queimará nem o consumira. O meio de consegui-lo é propor em seu coração. Você pode passar pelo fogo, porque o Senhor estará com você. Eles haviam proposto em seu coração, e tinham manifestado isso com a boca e sua ações. Você deve ter fé em que Deus pode efetuar o miraculoso. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego tinham fé. Eles disseram: Nosso Deus é capaz de livrar-nos. Mas a fé é tão-somente o ponto de partida.
Por isso mesmo vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Por que estas coisas, existindo, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo (2Pd:1.5-8).
A passagem acima diz que devemos associar virtude a fé. Surpreendi-me com o significado de virtude: louvor. Associe louvor à sua fé. E importante louvar e adorar o Senhor, por que isso o sustentará na fé. Jamais participe levianamente das reuniões de igreja. Associe conhecimento a louvor, temperança, paciência, piedade, bondade fraternal, caridade. Se estas coisas são abundantes em você, você nunca será infrutífero e jamais cairá.
Por Conferencista Evaldo Godoy
Retornar 
Copyright @ 2008 - Todos os direitos reservados.