Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Acessos -
Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/jornalpr/public_html/Connections/dbgeral_gersite.php on line 5
161934


Clique aqui para acessar


FACEBOOK

*JORGE DA SILVA SILVA
http://www.facebook.com/PrJorgeSilva

*MÁRIKA SOARES COSTA
http://www.facebook.com/MARIKASOARESCOSTA


Clique aqui e confira as fotos



CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS



CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS


Clique aqui e confira as fotos


Clique aqui e confira as fotos


Clique aqui e confira as fotos


Clique aqui e confira as fotos


Clique aqui e confira as fotos

Clique aqui e confira as fotos


Clique aqui e confira as fotos


 

Boa Tarde! Hoje é: 23/10/2018
Artigos

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/jornalpr/public_html/Connections/dbgeral_gersite.php on line 5
CAMPINAS CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 202 ANOS



 

Para nosso orgulho, mais uma vez, compartilhamos nossa opinião sobre o setor Campinas, que completa 202 anos no dia 8 de julho de 2012.
         Das vezes anteriores, procuramos relatar nas revistas e jornais de Campinas, a maravilha de ser campineiro, seja de origem ou de coração, que é o meu caso e de minha família que reside e trabalha há mais de quatro décadas neste conceituado setor, onde conquistamos muitas amizades que conservo até hoje com a graça de Deus.
         Não sei falar de Campinas sem dar uma volta ao passado, em meados de 1966, onde a iluminação pública era precária e quando chovia, bastava um relâmpago para ficar tudo no escuro. Quase não havia asfalto e a Av. Anhanguera (Marechal Floriano) estava sendo duplicada. Mesmo com essas dificuldades, achei que deveria ficar, por ter chegado em um local promissor, onde a amizade era levada a sério.
         Com certeza, tomei a decisão correta, pois tive a oportunidade de desfrutar ainda dos bons momentos daquela época e que fazia parte do dia-a-dia dos campineiros, a exemplo da tranquilidade que a gente sentia em relação à segurança. Assaltos aos cidadãos e às residências eram coisas raras e quando ocorriam eram pequenos delitos.       
         Dar uma volta ao “Mercado de Campinas” para saborear um pastel e encontrar os amigos para por as novidades em dia, fazia parte do cotidiano da maioria dos que aqui residiam. Naquele período, o mercado era um grande armazém geral, o local onde boa parte dos campineiros efetuavam suas compras.
         Assuntos relacionados ao Atlético Clube Goianiense, onde seria o programa para o próximo fim de semana e quem estava chegando de fora para iniciar seu novo negócio eram os assuntos predominantes.
         De toda essa convivência, restaram as lembranças e o mais importante: as amizades que o campineiro sabe cultivar e preservar até os dias de hoje.
         Agora, ao completar 202 anos, a realidade é outra. Campinas desperta a atenção por possuir em pouco mais de 10.000 metros quadrados, uma grandiosidade de lojas e serviços. Seu povo hospitaleiro abriu mão da tranquilidade, das ruas estreitas do bairro, para fomentar o comércio, um negócio que pertence não apenas ao lojista, mas a quem conquista o emprego, ao governo que recebe os impostos e aos demais comerciantes que ganham mais consumidores.
         Por essas razões, só resta-nos comemorar esta data especial e ter a esperança que as autoridades competentes façam a sua parte, promovendo as mudanças estruturais que Campinas merece.
 
Por Antonio Meneghello
 Diretor de Relações Públicas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia – CDL
CONFIRA ALGUMAS FOTOS
 
Localização e Abrangência


Breve histórico sobre Joaquim Lúcio Tavares Morais 

Nasceu em 1856. É filho de um alferes, o mesmo que sub-tenente, na época do Brasil Império. Foi casado com Bárbara Rodrigues de Morais. Chegou ao Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Campinas por volta de 1890 e contribuiu com o desenvolvimento do local praticando atividades de comerciante e fazendeiro. Desfrutou do prestígio da comunidade e exerceu liderança na região, recebendo título honorífico de coronel. Morreu no dia 3 de outubro de 1934, poucos dias antes da "inauguração" da nova Capital.

 
 
 
Entorno da Praça Joaquim Lúcio

12 - IURD

Fontes:
www.skyscrapercity.com [Coleção de Bairros de Goiânia]
Setor Campinas - 200 anos de História - A "Cidade" que Virou Bairro
&
ARQUIVO DO JORNAL PRIMERIA FOLHA – MÁRIKA S. C. COMUNICAÇÃO
Endereço: Av. Honestino Guimarães - Qd. 60 - Lt. 11 - nº 406 - Setor Campinas - Goiânia/GO - Cep.: 74510-020
História

Surgimento do Arraial


          Mineradores, saídos da cidade de Pilar de Goiás,chegaram a Campinas para garimpar ouro às margens do ribeirão Anicuns, que contava com praias de areias muito brancas. Não encontraram, mas começaram o povoamento da região, onde é hoje em dia a vila Santa Helena. Campinas surgiu nas primeiras décadas do século XIX, mas precisamente no ano de 1810, como Arraial de Campinas, cujo aniversário do bairro é comemorado anualmente no 8 de julho (provável data da chegada dos desbravadores dos estados de Minas Gerais e Goiás na região onde o bairro é localizado). Em 1845, a Igreja Católica instituiu a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com sede na localidade.
 
Freguesia: Em 1853, a povoação foi elevada à categoria de freguesia, passando a fazer parte da Vila de Bonfim (Silvânia, atualmente).
 
Vila : Em 1907, Campinas ganhou a denominação de vila, mantendo jurisdição sobre o Patrimônio de Barro Preto, povoação que corresponde à atual cidade de Trindade.
 
Município de Campinas – GO: Em 1914, Campinas foi elevada a condição de município brasileiro do estado de Goiás.
 
A Incorporação ao Município de Goiânia: Com a criação de Goiânia, a nova capital do estado de Goiás, em 1935, município de Campinas foi extinto e incorporado ao de Goiânia, onde a cidade de Campinas passou a ser um setor ou bairro da recente criada capital goiana.
 
Hoje: Atualmente, Campinas é um bairro localizado na região oeste da cidade de Goiânia. Em 2002, de acordo com dados da Secretaria de Planejamento do Município de Goiânia, viviam no bairro 13.147 habitantes.
Campinas também é um local de um intenso comércio popular e especializado, concentrado sobretudo ao longo da Avenida 24 de Outubro, da Avenida Anhaguera e das adjacências destas. Sendo que o Setor Campinas é responsável por 74% da arrecadação de impostos do município de Goiânia.
        Outro atrativo da região é o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro -a Matriz de Campinas. Nos dias de terça são realizadas as Novenas, de hora em hora a partir das 6h e encerrando com a novena das 20h. Frequentam as novenas, aproximadamente, 25.000 Pessoas.
 
Retornar 
Copyright @ 2008 - Todos os direitos reservados.